quarta-feira, 3 de março de 2010

“Gloriosíssimo príncipe da milícia celeste, São Miguel Arcanjo, defendei-nos no nosso combate e nossa luta contra os príncipes e potestades, contra os dominadores desse mundo de trevas, contra os espíritos de malícia espalhados pelos ares.

Vinde em socorro dos homens que Deus criou inextermináveis e feito à imagem de sua semelhança e resgatados a grande preço da tirania do diabo. Com o exército dos anjos bem-aventurados, combatei hoje os combates do Senhor como vós combatestes outrora contra o chefe do orgulho, Lúcifer e seus anjos apóstatas; mas estes não prevaleceram e não houve mais lugar para eles no Céu. E este grande dragão, a antiga serpente, que se chama o diabo e Satanás, e que seduz todo o universo, foi precipitado sobre a terra, e seus anjos foram lançados com ele. Mas eis que este velho inimigo, este homicida, se ergueu com arrogância. Transfigurado em anjo de luz, ele percorre e invade todos os recantos da terra com toda a horda de espíritos maus para aí apagar o Nome de Deus e de seu Cristo, roubar, matar e precipitar na eterna danação as almas destinadas a serem coroadas de glória eterna. Em homens de espírito depravado e de coração corrompido, este dragão maléfico difunde, em vagas imundas, o veneno de sua malícia: o espírito de mentira, de impiedade e de blasfêmia; e o sopro mortal da luxúria, de todos os vícios e iniqüidades sem exceção.

Mesmo a Igreja, esposa do Cordeiro imaculado, foi saturada de opróbrios e repleta de amargura por pérfidos inimigos; eles puseram suas mãos ímpias sobre tudo o que ela tem de mais sagrado. Lá onde foi estabelecida a sede do bem-aventurado Pedro e a cátedra da verdade para iluminar as nações, lá eles puseram o trono de sua abominável impiedade; de tal sorte que tendo sido ferido o pastor, eles pudessem dispersar o rebanho.

Assisti então, chefe invencível, o povo de Deus contra os ataques dos espíritos maus e dai-lhe a vitória. A Santa Igreja venera em vós o seu guardião e o seu protetor; sois vós que ela se glorifica de ter por defensor contra as potências hostis, terrestres e infernais; sois vós a quem o Senhor confiou o encargo de introduzir na celeste felicidade as almas resgatadas. Suplicai ao Deus de paz de esmagar Satanás sob nossos pés, de modo que ele não possa mais reter os homens cativos nem fazer mal à Igreja.

Apresentai nossas orações ao Altíssimo a fim de que prontamente as misericórdias do Senhor nos socorram e que vós domineis o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e o precipiteis encadeado no abismo, para que ele não seduza mais as nações.” [LEÃO XII - Acta Sanctae Sedis, 23, 1890/91 p. 743-744].

Nenhum comentário: